Esboço do plano de negócios
Cada parte do esboço do plano de negócios abaixo oferece uma breve visão geral do que a seção aborda.
1. Resumo Executivo
Embora apareça primeiro no plano de negócios, o resumo executivo é uma seção que geralmente é escrita por último, pois é um resumo de todo o plano de negócios. Ele fornece uma visão geral dos seus negócios, incluindo sua declaração de missão e detalhes sobre o que você oferece. É fundamental que seu resumo executivo seja excelente, principalmente se você estiver buscando financiamento.
2. Descrição da empresa
Forneça informações sobre o negócio que você está iniciando, incluindo que tipo de problema seus produtos ou serviços resolvem e quem é o comprador mais provável. Forneça uma visão geral do setor do qual sua empresa fará parte, incluindo tendências, principais players do setor e vendas estimadas do setor. Esta seção de visão geral de negócios também deve fornecer um resumo do local da sua empresa no setor, juntamente com o conhecimento de sua equipe ou de sua equipe, bem como sua vantagem competitiva .
3. Análise de Mercado
A análise de mercado é uma seção crucial do plano de negócios, pois ajuda a identificar seus melhores clientes. Na análise de mercado, pesquise o mercado-alvo principal para seu produto ou serviço, incluindo localização geográfica, dados demográficos, necessidades do mercado-alvo e como essas necessidades estão sendo atendidas atualmente. Seu objetivo aqui é ter um conhecimento profundo das pessoas para as quais você planeja vender seus produtos e / ou serviços, para que você possa fazer previsões informadas sobre quanto elas podem comprar.
4. Análise Competitiva
Na seção de análise competitiva , você aprenderá como seus concorrentes diretos e indiretos são bem-sucedidos no mercado, com uma avaliação de suas vantagens competitivas e como você se diferencia deles. Também inclui uma análise de como você superará as barreiras de entrada no mercado escolhido. Você também precisa distinguir sua empresa da concorrência , o que é especialmente importante para convencer as fontes de financiamento em potencial de que você poderá competir no mercado.
5. Plano de Vendas e Marketing
A seção de vendas e marketing oferece uma explicação detalhada de sua estratégia de vendas, plano de preços, atividades de publicidade e promoção propostas e benefícios do produto ou serviço . É aqui que descrevemos a proposta de venda exclusiva de sua empresa, descrevemos como você fará com que seus produtos e / ou serviços sejam comercializados e como convencer as pessoas a comprá-las.
Ao desenvolver sua proposta de venda exclusiva, seu objetivo é responder à pergunta: Por que as pessoas compram de mim sobre a minha concorrência?
6. Propriedade e plano de gerenciamento
Esta seção fornece um resumo da estrutura jurídica e dos recursos de gerenciamento da sua empresa , incluindo sua equipe de gerenciamento interno, recursos de gerenciamento externo e necessidades de recursos humanos. Inclua experiência ou habilidades especiais que cada pessoa da sua equipe de gerenciamento traz para os negócios. Se o objetivo do seu plano de negócios é obter financiamento , é aconselhável garantir que seu plano de gerenciamento inclua um conselho consultivo como recurso de gerenciamento.
7. Plano Operacional
O plano operacional fornece informações sobre como sua empresa será administrada. Ele fornece uma descrição da localização física da sua empresa, instalações e equipamentos, tipos de funcionários necessários , requisitos de estoque, fornecedores e quaisquer outros detalhes operacionais aplicáveis, como uma descrição do processo de fabricação.
8. Plano Financeiro
Iniciar um negócio geralmente significa obter lucro e, portanto, é importante ter um senso sólido de suas finanças atuais, necessidades de financiamento e renda projetada. Na seção financeira , forneça uma descrição de seus requisitos de financiamento, suas demonstrações financeiras detalhadas e uma análise das demonstrações financeiras. Esta parte do plano de negócios é onde você apresenta os três principais documentos financeiros de qualquer negócio; o balanço, a demonstração de resultados e a demonstração do fluxo de caixa, ou, no caso de um novo negócio, uma projeção de fluxo de caixa.
9. Apêndices e Anexos
Além das seções descritas acima, no final do seu plano de negócios, inclua qualquer informação adicional que ajude a estabelecer a credibilidade da sua ideia de negócio , como estudos de marketing, fotografias do seu produto, autorizações, direitos de propriedade intelectual, como uma patente , históricos de crédito, currículos, materiais de marketing e / ou contratos ou outros acordos legais pertinentes à sua empresa.
Como organizar seu plano de negócios
Não há uma ordem definida para o seu plano de negócios, mas o Resumo Executivo, como uma visão geral, deve vir primeiro. Além disso, a ordem depende dos seus objetivos. Se esse plano for para ajudá-lo a coletar informações e criar seu roteiro de negócios, organize-o da maneira que o ajudar a alcançar seus objetivos. Pode ajudar a ter todo o conteúdo semelhante, como todo o material relacionado aos mercados (visão geral do setor, análise de marketing, análise competitiva e plano de marketing).
Se seu objetivo é buscar financiamento, organize o plano com foco em liderar com os melhores primeiro. Se você tem um grupo estelar de pessoas servindo no conselho consultivo da sua nova empresa, coloque essa seção diretamente após o Resumo Executivo. Destacar os pontos fortes de seu novo negócio incentivará seu leitor a continuar lendo seu plano.
Adicionar uma página de título e um índice
Depois de concluir todas as seções, não se esqueça de inserir uma página de título no início do plano, seguida de um índice listando cada seção com os números das páginas